Produzir Currículo nas Escolas: uma alternativa às políticas centralizadas
Grupo de pesquisadores em educação de diversas instituições no país propõe investigação sobre o espaço das escolas na produção das políticas curriculares a partir de histórias de vida de professores de quatro municípios brasileiros.
Com foco na percepção dos sujeitos da educação sobre a experiência curricular, o projeto defende a possibilidade fazer política pública em currículo na escola a partir de suas relações concretas e demandas locais. Também busca estreitar a parceria com a universidade e intensificar sua atuação com as secretariais municipais de educação no desenvolvimento de uma metodologia de política pública em currículo que possa abranger docentes, estudantes e responsáveis.
Escolas das cidades de São Félix e Cachoeira na Bahia, Niterói no Rio de Janeiro e Rondonópolis no Mato Grosso estão recebendo simultaneamente a experiência piloto dessa investigação capitaneada por pesquisadores de universidades locais. Nela, nós almejamos estabelecer conversas a fim de produzir e trabalhar com narrativas autobiográficas de docentes como alternativas ao desenvolvimento de políticas curriculares marcadas por prescrição e avaliação.
Tais narrativas estão sendo produzidas a partir de múltiplas formas, levando em consideração o modo como cada escola indicará possibilidades de atuação do projeto. É aposta de tomar a política de currículo através das ações dos professores, não como sujeitos que simplesmente implementam, reinterpretando, os currículos, mas como aqueles que, efetivamente, os produzem.
Com foco na percepção dos sujeitos da educação sobre a experiência curricular, o projeto defende a possibilidade fazer política pública em currículo na escola a partir de suas relações concretas e demandas locais.
A escuta dessas histórias e da criação que docentes protagonizam também comporão uma plataforma virtual interativa com a pretensão de que a metodologia de produção de política pública em currículo a partir da escola seja disseminada.
A articulação entre site, canal no YouTube e página no Facebook integrará e divulgará os artigos produzidos, relatos de experiências, entrevistas com especialistas nacionais e estrangeiros e espaço para dúvidas de docentes e público em geral. Nossa expetativa é que as histórias dos professores podem consolidar uma vinculação mais intensa das políticas públicas com as necessidades e singularidades que as escolas apresentam.
Como pano de fundo, esta investigação trabalha para reconhecer a existência de dimensões na experiência curricular não quantificáveis e não capturáveis, quer pelas avaliações em larga escala, quer pejos projetos de currículo nacional.
É uma escolha que traduz uma preocupação com relações afetivas dos sujeitos com escola e suas histórias de vida em seus diversos contextos locais e com as produções curriculares dos professores que permitem que um vínculo fecundo entre alunos e escolas floresça.
Os pesquisadores envolvidos acompanham a defesa pela qualidade da educação, mas exploram que tal qualidade se dá nas relações entre os sujeitos e deles com a escola.
Coordenação de Ensino Fundamental
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