04/11/2019

Coordenação local de Rondonópolis comenta a agenda de atividades na escola piloto

Roda de conversa com professores na Escola Rondonópolis, em Mato Grosso. Foto: Divulgação

Nossa aproximação à Escola Rondonópolis para a pesquisa se deu em 2018, mas fomos chamados a participar quinzenalmente na formação continuada, em 2019, com 45 professores da educação infantil e dos 03 ciclos do ensino fundamental, 03 coordenadoras e a diretora. Da UFMT, somos em 09 pesquisadores (03 docentes, 05 mestrandos(as), 02 graduandos em Pedagogia, sendo 01bolsista de IC-CNPq).

Seguindo o objetivo da pesquisa – atuar junto aos professores na construção de narrativas autobiográficas, relacionadas à sua atuação profissional, e refletir sobre elas e sobre a constituição da subjetividade dos professores, visando produzir efeitos disruptivos sobre o sentido de currículo e políticas de currículo – na formação continuada discutimos, estrategicamente, textos de pesquisadores que atuam no projeto, como Lopes (2018, 2019), Macedo (2018), Macedo e Miller (2018), Miller (2014), Macedo e Ranniery (2018) e Cunha (2019), como também textos de outros autores (Biesta, 2013, apenas para citar um deles).

Também foi realizada, no primeiro semestre, uma Oficina de Imagens com os professores – ministrada pelo Prof. Dr. Flávio Vilas-Boas Trovão (UFMT) e reuniões de apoio à discussão da BNCC na escola, a partir de demandas da Secretaria Municipal de Educação. Em outubro, a Profa. Elizabeth Macedo visitou a escola e realizou uma Roda de Conversas com todos os participantes do Projeto.

Em novembro, será iniciada uma agenda de formação temática com a participação de docentes da UFMT convidados pela coordenação local do projeto, com vistas a discutir temas como: narrativas autobiográficas, prática educativa, diferença na escola, currículo, avaliação e gestão democrática.

Em relação às pesquisas, há 04 mestrandas com investigações iniciadas na Escola e 02 graduandos(as) em Pedagogia. A expectativa da coordenação local é de que, em 2020, mais 05 novos mestrandos possam integrar o Projeto.

Profa. Érika Virgílio Rodrigues da Cunha (UFMT)
Profa. Lindalva Maria Novaes Garske (UFMT)
Prof. Flávio Vilas-Bôas Trovão (UFMT)
Coordenação local - Rondonópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco