15/11/2019

Número especial da Revista Roteiro trará discussões provocadas pelo Projeto


Em breve, número especial da Revista Roteiro, da UNOESC, trará alguns dos resultados da pesquisa, assim como textos produzidos por colegas de outros projetos e universidades. O número, intitulado UMA ALTERNATIVA ÀS POLÍTICAS CENTRALIZADAS: FORMAR PROFESSORES E PRODUZIR CURRÍCULO NAS ESCOLAS, será organizado por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo (ProPEd/Uerj).

O dossiê parte da necessidade de problematizar a avaliação corrente de que há uma falta de qualidade educação básica no Brasil, bem como a suposição de reformas curriculares centralizadas vão solucionar essa falta de qualidade geradora de uma crise educacional. Em diferentes oportunidades temos trabalhado com a ideia de que as políticas educacionais e curriculares no Brasil têm se legitimado a partir da produção de uma crise da educação que, como exterior, constitui a hegemonia da intervenção. Não estamos com isso negando que a educação brasileira tenha problemas que precisam ser equacionados, mas discordamos de que problemas e soluções possam ser apresentados de forma generalizante ou que venham a ser solucionados por propostas curriculares centralizadas.

Defendemos que tanto a ideia de crise e de falta de qualidade da educação como as possíveis soluções para essa crise e essa suposta falta de qualidade são locais e contingentes e, assim, precisam ser encaradas pelas políticas públicas, sob o risco de que tais políticas reproduzam os problemas para os quais se apresentam como solução. Particularmente nesse momento em que a BNCC, já aprovada, é apresentada às secretarias municipais e estaduais como possível solução dos problemas educacionais, queremos dar destaque por meio dos artigos deste dossiê para as diferentes leituras, criações, traduções do que se convenciona denominar implantação da BNCC.

Assim, para esse dossiê são esperados artigos em múltiplas perspectivas que discutam temas tais como: propostas curriculares em escolas, estados e municípios, destacando possibilidades e eventuais dificuldades criadas a partir da interpretação/tradução da BNCC; impactos na formação inicial e continuada de professores; relações entre o currículo e políticas de avaliação; resultados de pesquisas sobre propostas de intervenção curricular, sempre sintonizados com a valorização dos docentes, com a possibilidade de diferimento e com possibilidades mais democráticas para o currículo. Este dossiê contará com artigos de diferentes instituições do país, em diferentes estados e regiões, sempre derivados de pesquisas e vinculados a uma atuação teórico-política no campo curricular.

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