15/06/2023

Produção Científica - Produzir Currículo Nas Escolas

 

PRODUÇÃO CIENTÍFICA


Artigos Científicos


2018

MACEDO, E.; MILLER, Janet L. Políticas públicas de currículo: autobiografia e sujeito relacional. Práxis Educativa, v. 13, p. 948-965, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12397


MACEDO, Elizabeth; RANNIERY, Thiago. Políticas Públicas de Currículo: diferença e a ideia de público. Currículo Sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 739-759, 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/macedo-ranniery.pdf


2019

LEMOS, Guilherme Augusto Rezende; MACEDO, Elizabeth. A incalibrável competência socioemocional. Linhas Críticas. v. 25, p 67-70, 2019. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24582/22265.


2020

LEMOS, Guilherme Augusto Rezende; MACEDO, Elizabeth. Escola, Pedagogia e Desassossego. Debates em Educação, v. 12, p. 371-386, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10014/pdf


LEMOS, Guilherme Augusto Rezende. Entrevista: política, poder e existência, com Flávia Monteiro de Barros Araújo. ROTEIRO, v. 46, p. e23825-16, 2020. Disponível: https://www.readcube.com/articles/10.18593%2Fr.v46i.23825


2021

CUNHA, Erika Virgílio Rodrigues da; RITTER, Claudia Sales. A experiência como perturbação à prescrição na política curricular. Roteiro, v. 46, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23890/15749


RANNIERY, Thiago; MEDEIROS, Ricardo Scofano. Uma rede passa pelo currículo: defração e modos de existência na política curricular. Roteiro, v. 46, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23821/15739


GABIREL, Carmem Teresa. Narrativas autobiográficas e a questão do sujeito: articulações no campo do currículo. Práxis Educacional, v. 17, n. 44, p. 72-92, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8017/5515


2022


SCOFANO, Ricardo; RANNIERY, Thiago. Desentendimento na política curricular: um problema de sentido. Teias, v. 23, n. 71, 2022, p. 129-141. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/70180/43959


SANTOS; Maria; MACEDO, Elizabeth. Da responsabilidade ética do responder para que serve a escola. Educar em Revista, v. 38, e85999, 2022, p. 1-16. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85999/48170


Capítulos de Livros


2021

LEMOS, Guilherme Augusto Rezende. Currículo, existencialismo e fabulação: uma análise do discurso. In: Ronniele de Azevedo-Lopes; Willian de Goes Ribeiro. (Org.). Utopia e normatividade curricular: abordagens pós-estruturalistas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2021, v. 1, p. 117-136.


2018

LEMOS, Guilherme Augusto Rezende. CURRÍCULO E DOCÊNCIA: regulação e escape. In.: MACEDO, Elizabeth; MENEZES, Isabel. (orgs.). Currículo, política e cultura: conversas entre Brasil e Portugal. Curitiba: CRV, 2018, v. 5, p. 41-56.



OUTRAS PRODUÇÕES

Desdobramentos do projeto


2022

MACEDO, Elizabeth; MILLER, Janet L. POR UM CURRÍCULO “OUTRO”: autonomia e relacionalidade. Currículo sem Fronteiras, V.22: e1153, p. 1-17, 2022. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol22articles/3macedo-miller.pdf


MACEDO, Elizabeth Fernandes; SILVA, Marlon Silveira da. A promessa neoliberal-conservadora nas políticas curriculares para o Ensino Médio: felicidade como projeto de vida. Revista Educação Especial, v. 35, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/71377


MACEDO, Elizabeth; RANNIERY, Thiago. Neoliberalismo, Subjetividade e Educação: interpelações da diferença. Currículo Sem Fronteiras, v. 22, p. 1-5, 2022. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol22articles/0macedo-ranniery.pdf


MACEDO, Elizabeth. BNCC e a Reforma do Ensino Médio. Revista Coletiva FUNDAJ, v. 31, p. 1-5, 2022. Disponível em: https://www.coletiva.org/dossie-reforma-do-ensino-medio-n31-artigo-bncc-e-a-reforma-do-ensino-medio-por-elizabeth-macedo


2021

LEMOS, Guilherme Augusto Rezende. Arqueologia como metodologia e biopolítica como discurso. PRÁXIS EDUCACIONAL, v. 17, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8946


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