Coordenação Geral
Responsável pela articulação dos pesquisadores do projeto, especialmente, entre as coordenações de Ensino Fundamental e de Ensino Médio com as equipes de Gestão da Informação e Divulgação Científica, pelo gerenciamento do cronograma de execução do projeto e de seu orçamento e pela manutenção da relação com os pesquisadores internacionais.
Elizabeth Macedo (Coordenação Institucional/UERJ)
http://lattes.cnpq.br/5262190522408958
Graduada em química com doutorado em educação. Tem pós-doutorados na University of British Columbia (Canadá) e na Columbia University (EUA), instituições em que atuou como professora visitante. Pesquisadora do campo do currículo, bolsista 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ, área em que tem publicado no Brasil e no exterior. Membro de diferentes sociedades, dentre as quais a International Association for the Advancement of Curriculum Studies, da qual é atualmente presidente. Membro do corpo editorial de periódicos científicos, com destaque para os dois periódicos da área com maior fator de impacto: Journal of Curriculum Studies e a Curriculum Inquiry. Coordenou e participou de diversas equipes de pesquisa, com financiamentos de agências de fomento (CNPq, FINEP, CAPES, FAPERJ).
Coordenação do Ensino Fundamental
Responsável pela supervisão dos trabalhos de campo nos municípios-piloto, pela discussão e análise dos dados produzidos ao longo do projeto para este nível de ensino. Cuidará da articulação e integração do material produzido nas intervenções pelas equipes locais sobre a segunda etapa do Fundamental para disponibilizar na plataforma.
Alice Casimiro Lopes (UERJ)
http://lattes.cnpq.br/5262190522408958
Graduada em química com doutorado em educação, e estágio de pesquisa na Northwester University. Pesquisadora do campo do currículo, bolsista 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ, área em que tem publicado no Brasil e no exterior. Membro de diversas sociedades científicas e do corpo editorial de periódicos científicos, com destaque para Transnational Curriculum Inquiry (editor chefe) e Educação & Sociedade. Coordenou e participou de diversas equipes de pesquisa, com financiamentos de agências de fomento (CNPq, FINEP, CAPES, FAPERJ).
Thiago Ranniery Moreira de Oliveira (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/5073249089832251
Graduado em Biologia com doutorado em Educação pelo PROPED/UERJ, no qual também realizou estágio pós-doutoral júnior. É Jovem Cientista Nosso Estado da FAPERJ e professor do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia (PROFBIO).
Coordenação de Ensino Médio
Responsável pela supervisão dos trabalhos de campo nos municípios-piloto, pela discussão e análise dos dados produzidos ao longo do projeto para este nível de ensino. Cuidará da articulação e integração do material produzido nas intervenções pelas equipes locais sobre o Ensino Médio para disponibilizar na plataforma.
Carmen Teresa Gabriel (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/1694025822300848
Graduada em História com doutorado em Educação. Tem pós-doutorado na Université des Sciences Humaines de Lille 3 (França), onde atuou como professora visitante. Pesquisadora do campo do currículo e do ensino de história, bolsista de produtividade de nível 2 do CNPq, áreas em que tem publicado no Brasil e no exterior. Coordenou e participou de diversas equipes de pesquisa, com financiamentos de agências de fomento (CNPq, CAPES, FAPERJ). Atualmente, é diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordenou o PIBID/História e o programa de pós-graduação PPGE.
Marcia Serra Ferreira (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/1158437195086725
Graduada em Biologia com doutorado em Educação. Tem experiência na educação básica, na formação de professores de ciências e Biologia, na pós-graduação e na gestão acadêmica. É bolsista de produtividade nível 2 do CNPq e Cientista Nosso Estado da Faperj, tendo projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, FAPERJ, e CAPES. Publica na área de currículo, formação de professores e ensino de Ciências e Biologia no Brasil e no exterior.
Equipes Locais
Responsáveis pela articulação com as secretarias municipais de Educação das cidades e com as escolas subsidiárias da rede. Executará os grupos de discussão para produção de narrativas biográficas nas escolas com os professores e organizará os seminários integradores locais ao final do projeto com os agentes públicos, escolas e professores envolvidos.
Cidade de Niterói
Flávia Monteiro de Barros (UFF) - Coordenadora do Ensino Fundamental
http://lattes.cnpq.br/8539546140860614
Graduada em sociologia com doutorado em Educação. Tem pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente Secretaria municipal de Educação do município de Niterói.
Guilherme Augusto Rezende de Lemos (UERJ) - Coordenador do Ensino Fundamental
http://lattes.cnpq.br/0974766467872098
Graduado em Filosofia e doutorado em Educação, com estágio de pesquisa na Universidade do Porto (Portugal). Participou de diversos projetos com financiamento da FAPERJ e do CNPq.
Maria Margarida Pereira de Lima Gomes (UFRJ) - Coordenadora do Ensino Médio
http://lattes.cnpq.br/3774832858930395
Graduada em Biologia com doutorado em Educação. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Biologia da UFRJ e foi Coordenadora das Licenciaturas da Faculdade de Educação na mesma universidade, e Jovem Cientista do Nosso Estado.
Victor Augusto Giraldo (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/8266357230021399
Graduado em matemática com doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, pelo Institute of Education da Warnick University (Inglaterra). Atua na área de Ensino de Matemática, principalmente em tecnologias digitais e formação de professores. É representante do Brasil na ICMI/IMU (International Comission on Mathematical Instruction/International Mathematical Union).
Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/2534222073519593
Graduada em matemática com doutorado em Educação, tendo pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É coordenadora do Programa de Bolsas de monitoria da Faculdade de Educação da UFRJ.
Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley (UERJ)
http://lattes.cnpq.br/2084993373301484
Graduada em História e Comunicação, com doutorado em História. É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Mestrado Profissional do ProfHistória.
Cidade de Rondonópolis
Érika Virgílio Cunha (Coordenação Institucional/UFMT) - Coordenadora do Ensino Fundamental
http://lattes.cnpq.br/1583175347126296
Graduada em Letras com doutorado em Educação. Foi secretária municipal de educação na cidade de Rondonópolis e é membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia.
Tânia Maria de Lima (UFMT) - Coordenadora do Ensino Médio
http://lattes.cnpq.br/1003388291863684
Graduada em Biologia com doutorado em Educação, com pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi coordenadora do Programa Jovens Talentos Capes/UFMT.
Renilson Rosa Ribeiro (UFMT)
http://lattes.cnpq.br/4919452710416508
Graduado em História com doutorado em História Cultural, realizando atualmente pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Atuou também como professor da educação básica e coordenador do PIBID/História da UFMT.
Lindalva Maria Novaes Garske (UFMT)
http://lattes.cnpq.br/1703129875647473
Graduada em Pedagogia e doutora em Educação, com pós-doutorado pela Universidade Federal do Mato Grosso. Atuou como Secretária de Educação do município de Rodonópolis, coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da UFMT e diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da mesma universidade.
Flávio Villas-Boas Trovão (UFMT)
http://lattes.cnpq.br/2740243377988037
Graduado em história com doutorado em História Social. Tem experiência na área de Cinema e Ensino de História, tendo atuado como consultor de produção de materiais didáticos em História.
Cidades de Cachoeira e São Félix
Solyane Silveira Lima (Coordenação Institucional/UFRB) - Coordenadora do Ensino Fundamental
http://lattes.cnpq.br/0327898174826540
Graduada em pedagogia com doutorado em Educação, tendo estágio de pesquisa na Universidade de Lisboa (Portugal), e pós-doutorado pela Universidade Tiradentes.
Tatiana Polliana Pinto de Lima (UFRB) - Coordenadora do Ensino Médio
http://lattes.cnpq.br/1674293059677682
Graduada em história com doutorado em Educação. Atuou como coordenadora institucional do PARFOR da UFRB (2012-2014), coordenadora institucional do LIFE-UFRB (2012-2014) e coordenadora do GT Ensino de História e Educação da ANPUH-BA.
Sérgio Armando Diniz Guerra Filho (UFRB)
http://lattes.cnpq.br/2841781514640328
Graduado em História com doutorado em História, tendo estágio de pesquisa na Universidade do Porto (Portugal). Atuou como professor de História da educação básica.
Andreia Maria Pereira de Oliveira (UFBA)
http://lattes.cnpq.br/6664329706421891
Graduada em Matemática com Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências É coordenadora da turma especial de Doutorado Interinstitucional (DINTER/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Matemática (GT19) da ANPEd para o biênio 2015-2017.
Jonei Cerqueira Barbosa (UFBA)
http://lattes.cnpq.br/4435435120326646
Graduado em Matemática com doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, tem estágios pós-doutorais na London South Bank University (2008) e na University of London (2013-2014). Desde julho de 2013, é vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA.
Equipe de avaliação e formação de professores
Responsável pela análise dos indicadores atualmente utilizados para a avaliação da qualidade da educação e pela produção dos indicadores de avaliação que tenham por base as escolas e o trabalho docente.
Maria Isabel Ramalho Ortigão (UERJ)
http://lattes.cnpq.br/5929295280328482
Graduada em matemática e pedagogia com doutorado em Educação. É Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e tem diversos projetos financiados pela FAPERJ, CNPq e CAPES, com destaque para o Observatório de Avaliação. É coordenadora do GT de Avaliação e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e do GT 19 - Educação Matemática da Anped.
Rita de Cássia Prazeres Frangella (UERJ)
http://lattes.cnpq.br/1090641466362716
Graduada em pedagogia com doutorado em Educação. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela Faperj e possui projetos de pesquisa financiados pelo Cnpq e pela FAPERJ. É secretária da Associação Brasileira de Currículo e atuou como vice coordenadora do GT de Currículo da ANPEd.
Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/6098382779643532
Graduada em história com doutorado em Educação. É bolsista de produtividade nível 2 do CNPq com pesquisas e publicações na área de Formação de Professores, Ensino de História, Currículo. Atuou como Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Gestão da Informação
Responsável pela gestão de toda a informação produzida no projeto, desenvolvendo o desenho e construindo a plataforma virtual de gerenciamento e divulgação.
Flávia Maria Santoro (UNIRIO)
http://lattes.cnpq.br/5377746284077362
Graduada em engenharia química com doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação. Possui pós-doutorados pela Université Pierre et Marie Curie - Paris VI e pela Queensland University of Technology. É Pesquisadora Nivel 2 do CNPq, com ampla experiência na área de gestão de conhecimento e processos de aprendizagem colaborativa. Além de possuir projetos de pesquisa financiados pela Capes, Cnpq e organismos internacionais, já foi diretora da Escola de Informação da UNIRIO.
Divulgação Científica
Responsável por supervisionar a produção dos vídeos alimentadores da plataforma em parceria com as equipes locais e articular junto aos pesquisadores do projeto textos para a plataforma virtual.
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/0831017619527813
Graduado em cinema com doutorado em Comunicação. É bolsista de produtividade do CNPq nível 2 e Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES/UFRJ. Tem experiência nas áreas de Educação e Cinema, com pesquisas sobre a produção de documentários, vídeos educativos e arquivos audiovisuais na formação de professores e na Educação em Ciências e Saúde.
Equipe Internacional
Responsável por discutir o formato e os resultados da pesquisa, é constituída por dois pesquisadores com os quais já há amplo intercâmbio estabelecido na área do projeto e que se dispõem a acompanhar mais diretamente os trabalhos. Caberá a essa equipe, ainda, buscar parceiros internacionais que possam vir a discutir o projeto do ponto de vista teórico e metodológico.
Janet L. Miller (Coordenação Institucional/Teachers College, Columbia University)
https://www.tc.columbia.edu/faculty/jm1397/
Graduada em Literatura Inglesa, PhD em Educação. Tem ampla experiência e publicação na área de currículo, sendo um dos nomes principais da reconceptualização dos estudos curriculares americanos. Foi fundadora e editora do Journal of Curriculum Theorizing, um dos periódicos que marcou a guinada do campo de currículo americano nos anos 1970. Possui inúmeros prêmios, dentre os quais se destaca o Life Award Achievement pela American Educational Research Association, da qual foi Vice-Presidente. Foi fundadora da International Association for the Advancement of Curriculum Studies e de sua subsidiária americana, da qual foi também presidente. Atua em pesquisas autobiográficas há mais de 40 anos, tendo desenvolvido diversos projetos semelhantes ao que aqui é proposto.
Christophe Niewiadomski (Coordenação Institucional/Université de Lille 3)
http://lattes.cnpq.br/3975991362855826
Doutor em Ciências da Educação e da Formação. Possui larga experiência de coordenação de pesquisas interdisciplinares na área do trabalho e inserção social, tendo como foco a abordagem biográfica e da sociologia clínica como indicam sua vasta produção acadêmica. Integra a equipe do Laboratório Proféor-Cirel do qual foi diretor até data recente. Membro fundador do CIRBE (Colégio Internacional e Interuniversitário de pesquisa biográfica em educação) e da RISC (Rede internacional de Sociologia Clinica); membro da ASHIVFe (Associação Internacional de História de Vida e de Formação) e da Associação Brasileira de Pesquisa Auto(Biográfica). Possui uma extensa produção bibliográfica nacional e internacional, tendo parte de sua publicação traduzida para o português.